
sábado, 31 de maio de 2008
O chefe da polícia e eu

OS BLOGUEIROS: Eduardo Lamas
MÚSICA: POPULAR OU CLÁSSICA? Música! Pode ser Bach ou Cartolaterça-feira, 27 de maio de 2008
Diversão à larga!
Terça, dia 27, fui a Bangu, não à Bangu. Dizem que no verão é de lascar, mas nesse veranico me pareceu até aprazível. Atravessei a avenida Brasil, assisti a um acidente de carro, entrei na contra-mão de uma avenida, errei a entrada do bairro, uma beleza. Lá chegando, encontrei sinais de que o bangüenses gostam muito é de se divertir. O cartaz aí de cima não nega. Viva o banho de espuma!quinta-feira, 15 de maio de 2008
Foi bom enquanto durou, mas...

sábado, 10 de maio de 2008
Notícias do céu
Através de sua Câmera Especial para Pesquisa Celeste, o telescópio Hubble mostra esse belíssimo par de galáxias que se chamam Antennae. Além da óbvia interação entre os dois corpos celestes, as novas imagens, captadas na sexta, dia 9 de maio, também corrigem um dado importante – eles estão bem mais próximos de nós que imaginávamos – 45 milhões de anos-luz em vez de 65 milhões... Agora sim!Como brinde, um videozinho disponibilizado pelo sempre eficiente Lars Lindberg Christensen, que dirige a comunicação da Agência Espacial Européia. Se você quiser assinar a newsletter do Hubble, acesse http://www.spacetelescope.org.
OS BLOGUEIROS: Guta Nascimento

Música: popular ou clássica? POPULAR
Férias: praia ou montanha? NO GELO
Comida: na cozinha ou restaurante? DELIVERY !
Trabalho: desktop ou laptop? SENDO MAC, DESK OU LAP TANTO FAZ
Literatura: brasileira ou estrangeira? QUALQUER UMA DESDE QUE SEJA BOA
Para olhar: pintura ou fotografia? QUALQUER UMA DESDE QUE SEJA CLÁSSICA. ABAIXO OS MODERNOS
Esporte: Copa do Mundo ou Jogos Olímpicos? SOU BRASILEIRÔÔÔ
Homens: belos ou inteligentes? INTELIGENTES, SEMPRE
Cinema: DVD em casa ou na sala de exibição? NO LAPTOP
Viagem: programada ou ao sabor da aventura? SONHADA
Meio de transporte: aéreo, terrestre ou marítimo? QUALQUER UM
Bebida: fermentados, destilados ou naturais? NATURAIS
Cores: claras, meio-tons ou escuras? MEIO-TONS
Estação: PRIMAVERA
Ídolo atual: CHARLIE ROSE
Ídolo passado: NOÉ - PELA PACHORRA DE JUNTAR TANTOS ANIMAIS NUMA ARCA
O que você queria estar fazendo agora? ESTAR NO PÓLO NORTE PARA VER O PRIMEIRO SOL-DA-MEIA NOITE DO ANO. COMEÇA HOJE!
A palo seco
Esses caras que pintam as paredes da cidade salvam almas e olhos da poluição urbana. Bem longe do silêncio dos museus, ali no coração da matéria, deflagram sentimentos e libertam emoções sem nome nos que ali pousam os olhos. Uma arte perfeita para cidades imperfeitas, romantismo e ceticismo em doses alopáticas.terça-feira, 6 de maio de 2008
A dança das gaivotas
domingo, 4 de maio de 2008
sábado, 3 de maio de 2008
Uma oração pela baía de Guanabara
Por Lacy BarcaFoto: Marcus Veras
Não importa o tamanho da cidade. Cudillero, nas Astúrias, deve ter uns 500 habitantes. Nóia, na Galícia, pode chegar aos 20 mil. La Coruña tem quase 300 mil. Santander, outros tantos.
Todo mundo nessas cidades caminha pela orla marítima. Todo mundo vai à praia, pega onda, acompanha a chegada dos barcos, brinca com os pássaros à beira mar. Depois vai aos restaurantes e come peixes e mariscos. Tudo muito parecido com o que acontece em Cumuruxatiba, Baía Formosa, Angra dos Reis, Búzios, Salvador ou Rio de Janeiro.
Mas aqui, todo mundo também cuida de preservar o mar. A água é transparente. Se vê o fundo e os peixes, que nadam em volta dos barquinhos, como se fossem animais de estimação.
Em muitas cidades, inclusive aqui em Santander, vimos dezenas de pessoas com varas de pesca no porto, passando o tempo, tentando fisgar alguma coisa. Em Muros, chegamos a presenciar a sorte de um pescador que apanhou dois grandes calamares e garantiu o almoço da família.
Fiquei pensando em nosso pobre Brasil. Em nossa paupérrima cidade do Rio de Janeiro, com milhões de habitantes que usam a baía de Guanabara como latrina. Em nossos surfistas e banhistas mergulhados em coliformes fecais e no perigo de consumir peixes e mariscos do Atlântico Sul.
Há mais de 15 anos fiz uma matéria sobre o programa de despoluição da baía de Guanabara, que recebia vultosos investimentos do Japão, com direito a transferência de tecnologia, etc e tal. Até hoje, não vi avanços, não tenho notícia dos resultados, não tenho conhecimento nem mesmo da conclusão da usina de tratamento de esgotos da Alegria, que previa reduzir os dejetos lançados na baia in natura.
O Governador do Estado do Rio de Janeiro, que vive passeando pelo mundo, devia ter vergonha. Devia, pelo menos, evitar ir ao banheiro todos os dias na cidade onde mora."



















