Às vezes me pergunto o motivo pelo qual, sendo a fotografia a arte da luz, vivem as sombras e silhuetas tão perto de minha câmera. A filosofia me auxilia (dá-lhe, Noel) a pensar que são opostos unidos pelo mesmo cordão umbilical. A luz só se inscreve na escuridão, e vice-versa. Adoraria dizer que é uma relação dialética, mas estamos nos século 21 e o péssimo casamento no passado recente com o materialismo ideologizou (no mau sentido) a expressão para os próximos 50 anos. Acreditem-me: o cidadão em questão não é meu conhecido, nem sabia que estava sendo fotografado. Na verdade, este é só mais um registro das expressões de encanto, surpresa e deslumbramento diante do poente no Leblon. Mas é sempre bom lembrar (dá-lhe, Gil) - ele só é tão belo porque a forte luz do sol oculta por completo a favela do Vidigal. E tome dialética...
sábado, 26 de abril de 2008
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Ana Lagoa foi à Patagônia
Garota esperta! Eu também adoraria ir. Na impossibilidade do titular deste blog, Ana compartilhou com o Confissões algumas das imagens que fez por lá. Vamos nessa? Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior. Comecemos com uma vista geral do Parque Nacional dos Glaciares, uma das reservas mais preciosas do planeta.
Cuando se habla de Parque Nacional, inmediatamente surge, para quien escucha, la idea de belleza paisajística, y para quienes están un poco más familiarizados con el concepto, posiblemente la idea incluya la protección de la fauna y la flora.El Parque Nacional Los Glaciares, es una conjunción de ambas cosas, pero cuenta además con un recurso invalorable para las generaciones futuras.A la imponente belleza de sus glaciares, se suma la protección de una variada muestra de fauna autóctona, salvaje y libre. Es reducto del Huemul, el ciervo andino que la ignorancia del hombre estuvo a punto de extinguir.El agreste encanto de la estepa y la policromía de sus bosques ofrecen un paisaje cambiante y único.Pero la mayor importancia del Parque consiste en el agua…y cuando decimos agua estamos diciendo que nuestros hielos representan uno de los mayores reservorios de agua potable para cuando el planeta no cuente con este recurso vital.Quien visite el Parque Nacional Los Glaciares no debe esperar encontrar grandes obras de infraestructura, ni tiendas ni hoteles; aquí la mayor y mejor obra no ha sido realizada por hombre alguno, y eso... es justamente lo que nos llena de orgullo a quienes trabajamos por y para la conservación del área protegida.
Vem do céu
Outra perspectiva do Glacial Perito Moreno. Dá para ver bem com o gelo desce dos Andes. Este é é o maior glacial interior do mundo, abastecido incessantemente pelas geleiras andinas - agora ameaçadas pela mineração de prata. É de espantar – eu pensei que os espanhóis houvessem arrancado tudo nos séculos XVII e XVIII.
Água em estado puro
Dentro do Glacial Perito Moreno. A espuma na água é de um bloco que acabara de cair com grande estrondo. Emocionante! Se só uma queda já é assim, imagine-se quando ocorre uma ruptura do Glacial, como se pode ver (e ouvir) no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=TZJYN8qnirE
VEJA O VÍDEO ATÉ O FIM, É DEMAIS!
http://www.youtube.com/watch?v=TZJYN8qnirE
VEJA O VÍDEO ATÉ O FIM, É DEMAIS!
quarta-feira, 23 de abril de 2008
terça-feira, 22 de abril de 2008
Canção
e o navio em cima do mar;
depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar.
Cecília Meireles
sábado, 19 de abril de 2008
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Dois mundos: de 1808 a 2008
Uma igreja bloqueada
Era um dia cinzento e feio, mas mesmo assim decidi conhecer novos lugares em minha cidade. O Rio de Janeiro foi fundado em 1565, e hoje sua arquitetura combina estilos de épocas variadas. Essa igreja, por exemplo, do século XVIII, está bloqueada por prédios construídos na década de 1960, e se alguém quiser ver essas cúpulas, terá que fazer como eu: entrar em outro prédio, procurar a janela de fuga de incêndios e fotografar como se fosse um espião...
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Visões do Arpoador
Visões do Arpoador
Uma nova versão deste vídeo, agora com música de André Mehmari (piano) e Mônica Salmaso (voz). Tomara que vocês gostem!
Uma nova versão deste vídeo, agora com música de André Mehmari (piano) e Mônica Salmaso (voz). Tomara que vocês gostem!
Assinar:
Postagens (Atom)