sábado, 26 de abril de 2008

Dialética da luz

Às vezes me pergunto o motivo pelo qual, sendo a fotografia a arte da luz, vivem as sombras e silhuetas tão perto de minha câmera. A filosofia me auxilia (dá-lhe, Noel) a pensar que são opostos unidos pelo mesmo cordão umbilical. A luz só se inscreve na escuridão, e vice-versa. Adoraria dizer que é uma relação dialética, mas estamos nos século 21 e o péssimo casamento no passado recente com o materialismo ideologizou (no mau sentido) a expressão para os próximos 50 anos. Acreditem-me: o cidadão em questão não é meu conhecido, nem sabia que estava sendo fotografado. Na verdade, este é só mais um registro das expressões de encanto, surpresa e deslumbramento diante do poente no Leblon. Mas é sempre bom lembrar (dá-lhe, Gil) - ele só é tão belo porque a forte luz do sol oculta por completo a favela do Vidigal. E tome dialética...

Ecos das Cagarras

Remexendo nos meus arquivos encontrei esta foto da viagem às Cagarras que ainda não havia postado. Com Copacabana ao fundo, a farra das gaivotas era tão rápida que só tive tempo de fazer uma foto. Não é perfeita, mas tem movimento e alegria.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Ana Lagoa foi à Patagônia

Garota esperta! Eu também adoraria ir. Na impossibilidade do titular deste blog, Ana compartilhou com o Confissões algumas das imagens que fez por lá. Vamos nessa? Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior. Comecemos com uma vista geral do Parque Nacional dos Glaciares, uma das reservas mais preciosas do planeta.

Posto aqui também o texto escrito pelo homem que chefia a equipe que cuida do parque.

Cuando se habla de Parque Nacional, inmediatamente surge, para quien escucha, la idea de belleza paisajística, y para quienes están un poco más familiarizados con el concepto, posiblemente la idea incluya la protección de la fauna y la flora.El Parque Nacional Los Glaciares, es una conjunción de ambas cosas, pero cuenta además con un recurso invalorable para las generaciones futuras.A la imponente belleza de sus glaciares, se suma la protección de una variada muestra de fauna autóctona, salvaje y libre. Es reducto del Huemul, el ciervo andino que la ignorancia del hombre estuvo a punto de extinguir.El agreste encanto de la estepa y la policromía de sus bosques ofrecen un paisaje cambiante y único.Pero la mayor importancia del Parque consiste en el agua…y cuando decimos agua estamos diciendo que nuestros hielos representan uno de los mayores reservorios de agua potable para cuando el planeta no cuente con este recurso vital.Quien visite el Parque Nacional Los Glaciares no debe esperar encontrar grandes obras de infraestructura, ni tiendas ni hoteles; aquí la mayor y mejor obra no ha sido realizada por hombre alguno, y eso... es justamente lo que nos llena de orgullo a quienes trabajamos por y para la conservación del área protegida.

É massa... polar!

Mesmo sem ter estado lá, tento imaginar o ruído do vento embalando a paisagem.

Vem do céu

Outra perspectiva do Glacial Perito Moreno. Dá para ver bem com o gelo desce dos Andes. Este é é o maior glacial interior do mundo, abastecido incessantemente pelas geleiras andinas - agora ameaçadas pela mineração de prata. É de espantar – eu pensei que os espanhóis houvessem arrancado tudo nos séculos XVII e XVIII.

Água em estado puro

Dentro do Glacial Perito Moreno. A espuma na água é de um bloco que acabara de cair com grande estrondo. Emocionante! Se só uma queda já é assim, imagine-se quando ocorre uma ruptura do Glacial, como se pode ver (e ouvir) no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=TZJYN8qnirE
VEJA O VÍDEO ATÉ O FIM, É DEMAIS!

Mar... garidas

Trocadilho infame no Lago Argentino.

A ilha deles

Patagônia sem pingüim? Nem pensar. Estes aqui foram flagrados na Ilha dos Pingüins (que outro nome poderia ter?) no Canal de Beagle, na região de Ushuaia.

Torres Del Paine Vista 1

O Parque Nacional Torres dei Paine fica a 112 km ao norte de Puerto Natales, na Patagônia chilena, e a caminhada até as torres é um percurso belíssimo. Esta foto é de Orlando Yamanaki, companheiro de viagem de Ana, que liberou duas aqui para o Confissões. Obrigado, Orlando!

Torres Del Paine Vista 2

Esta é a vista oposta das torres, um espetáculo de beleza e solidão, outro shot de Orlando Yamanaki.

Gato Fueguino

Segundo o relato de Ana, na Patagônia todos os gatos são gordos. Fico imaginando os ratos... Obrigado, Ana!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Guerreiro

Rubro-negro, praiano, peladeiro.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Canção

Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar.
Cecília Meireles

Drive my car

Baby you can drive my car
Yes I´m gonna be a star
Baby you can drive my car
And maybe I'll love you.

sábado, 19 de abril de 2008

Aí vem a tempestade

Quem resiste a espiar uma nuvem carregada quando ela vem pronta para desabar?

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Uma ponte para o infinito

Uma imagem de Baía de Guanabara tomada pela imensidão do Atlântico: nascidos um para um o outro.

Quando os planos dialogam

Detalhe da torre de outra igreja – esta de 1913, com a baía de Guanabara ao fundo.

A cidade e o barco de guerra


No fim da tarde, as imagens se abraçam para construir um cenário quase irreal.

Dois mundos: de 1808 a 2008


No centro, a escultura em ferro no alto do marco da chegada da Família Imperial ao Brasil; ao fundo, as janelas espelhadas do centro financeiro da cidade.

A madona dos telhados


Imóvel, ela abençoa telhas, chaminés, janelas.

A cidade mostra suas feridas

Um detalhe da igreja que fotografei no post anterior. A cruz está na frente de janelas quebradas, apartamentos abandonados, formando um quadro de desolação urbana. Acho que Bob Dylan faria aqui uma canção que se chamaria “Desolation Row”. Hum... será que ele já fez?

Uma igreja bloqueada


Era um dia cinzento e feio, mas mesmo assim decidi conhecer novos lugares em minha cidade. O Rio de Janeiro foi fundado em 1565, e hoje sua arquitetura combina estilos de épocas variadas. Essa igreja, por exemplo, do século XVIII, está bloqueada por prédios construídos na década de 1960, e se alguém quiser ver essas cúpulas, terá que fazer como eu: entrar em outro prédio, procurar a janela de fuga de incêndios e fotografar como se fosse um espião...

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Visões do Arpoador

Visões do Arpoador


Uma nova versão deste vídeo, agora com música de André Mehmari (piano) e Mônica Salmaso (voz). Tomara que vocês gostem!