sábado, 19 de janeiro de 2008

Linda traineira...

Voltando da pesca da sardinha, uma linda traineira no esplendor da forma e da pintura recém-retocada. Dá gosto olhar um barco destes! Clique na foto para ver em tamanho real.

Que cenário!

Preparando o barco para velejar fora da baía, mas ainda impulsionado por um motor de popa. Um dia lindo, um mar divino, uma moldura deslumbrante. Clique na foto para ver em tamanho real.

Barco-fantasma

Será que você consegue encontrar algum tripulante? Clique na foto para vê-la em tamanho real!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Mar azul, serras de veludo



Visto de longe, mais parece uma franja na testa da cadeia de montanhas. Balançando em uma escuna fica mais belo, talvez porque mais distante... É bom olhar a cidade de fora. Dá vontade de realmente fazer alguma coisa por ela. Clique na foto para ver em tamanho real.

Aqui penaram alguns brasileiros



Fortaleza de Lajes, um lugar tão especial transformado em cadeia para presos políticos em épocas variadas da República. Uma amiga americana me disse que mais parecia uma astronave naufragada na baía. Eu só sei que gosto de olhar aquele barquinho pequeno ao lado do colosso. E você? Clique na foto para ver em tamanho real.

Ilha do Farol



Por trás do limo e do rochedo, ainda difusa pela leve bruma, surge a Ilha do Farol, meu próximo alvo nesta viagem pelos recantos desta cidade onde a mão do homem pouco ou nada obrou. Será que tenho que pedir licença em algum lugar? A ver. Clique na foto para vê-la em seu tamanho real!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Trash total

Confesso: nunca vi barco igual a esse, nem tripulação tão troncha. A pergunta é: como eles flutuam? Clique na imagem para ver em tamanho real!

Velas e favelas

Não é só Copacabana que sofre com o avanço das favelas. A beleza dos barcos navegando na praia do Flamengo é emoldurada pelo morro cheio de construções que degradam a encosta, a vista, a cidade. Clique na imagem para ver em tamanho real!

Rio que mora no mar

A bordo da escuna, a volta para casa descortina um Rio entre o mar e a montanha. Clique na imagem para ver em tamanho real!

O Rei do Rio

Ancorado junto à ilha Cagarra, o imperador solitário refaz os nós de sua poita. Clique na imagem para ver no tamanho real!

No vai-e-vem das ondas de Copa

Apressada, a turista caminha pela calçada de pedras portuguesas na tarde calorenta de Copacabana. Clique na imagem para ver no tamanho real!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A primeira visão

Esta foi a primeira visão que os portugueses tiveram ao chegar à Baía de Guanabara (sem os prédios, é claro...). A vontade que dá é passar uma borracha na foto e deixar só a natureza. Clique na foto para curtí-la no tamanho maior!

sábado, 5 de janeiro de 2008

A Mãe das Cagarras

Então eu fui lá, ao arquipélago das Cagarras.
Uma vioagem de hora e meia que é muito reveladora para todos os cariocas e amantes de nossa cidade.
O melhor e o pior do Rio de Janeiro estão ao alcance de nossa vista: a beleza da natureza e a destruição provocada pelo homem.
A cada dia postarei algo de novo aqui. Para começar, a imagem da ilha principal do arquipélago, coberta pelo cálcio deixado pelas fezes das aves marinhas que fazem do lugar seu recanto. Imponente, ainda que inóspita, a Cagarra Mãe é bela.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Que pássaro é esse? É o sabiá-laranjeira!

Meus amigos são fogo e rapidinho mataram a charada: puxa, gente, é o sabiá-laranjeira! Marcílio Moraes e Bromélia Maria foram os primeiros a responder. Em seguida Lena Trindade, fotógrafa e sócia do COA (Clube de Observadores de Pássaros), instada opor Beth Ritto. confirmou a informação e acrescentou o nome científico - Turdus rufiventris - e ainda me ofereceu o som dele cantando... Show de bola, né?
Um bom recomeço de ano, por assim dizer.
Amanhã, devo ir às Cagarras de barco. Se o tempo estiver bom, em breve novas fotos aqui.
Beijos a todos!